Na hora de comprar uma fragrância, muita gente fica com dúvida com tantas categorias disponíveis na prateleira: água de colónia, eau de toilette, eau de parfum… Às vezes, você procura um aroma mais intenso, de fixação mais forte, mas acaba comprando um que dura pouco na pele. Para ajudá-la a distinguir os tipos de perfumes e encontrar o que se encaixa nas sua preferência, consultamos Nathalia Carravetta, desenvolvedora de aromas da L’eponge. Confira a seguir.

Água de colónia
São perfumes perfeitos para serem usados durante o dia e combinam com o clima tropical do Brasil. Estas fragrâncias funcionam como um prolongamento do frescor do banho. Sua concentração de essências fica em torno de 5%, então seu poder de fixação é menor, de aproximadamente cinco horas. Por isso, pode ser usada em abundância, mesmo em dias quentes.

Eau de toilette
Esta versão, também conhecida como deo colônia, é como o meio do caminho: nem tão fraca, nem tão forte. São os mais comuns no mercado, são ótimas opções para o dia a dia. Devem ser aplicados em maior quantidade em regiões estratégicas como nuca, pulso, pescoço e atrás das orelhas, que são áreas de maior circulação do corpo. Sua concentração varia entre 10% e 12% e sua fixação é de quatro e oito horas.

Eau de Parfum
É a versão mais concentrada, com aproximadamente 15% de essências em sua fórmula. Por ser mais forte, deve ser usado com mais cautela, sem exageros. A recomendação é de uma borrifada para notas florais e amadeiradas e duas borrifadas para os cítricos. A duração chega a 12 horas e, por ser mais marcante, é ideal para usar a noite, em ocasiões especiais.

Publicidade