Cabo Verde e China reforçam cooperação

0

O ministro chinês dos Negócios Estrangeiros terminou ontem a visita oficial de dois dias a Cabo Verde, Nesta deslocação a China comprometeu-se, nomeadamente, a apoiar a criação e implementação de uma Zona Económica Especial ligada ao mar na ilha de São Vicente.

A China vai apoiar a criação e a implementação de uma Zona Económica Especial ligada ao mar na ilha de São Vicente. Com este projecto o governo cabo-verdiano pretende criar milhares de postos de trabalho em São Vicente.

A promessa foi deixada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, que terminou ontem uma visita de dois dias ao país. O responsável chinês sublinhou a importância da posição geográfica do arquipélago adiantando que o governo cabo-verdiano manifestou vontade de participar na iniciativa “Uma faixa, uma rota” do executivo chinês.

Esta segunda-feira, o ministro da economia, José Gonçalves, disse à imprensa que nos próximos meses uma equipa de especialistas chineses, ligada a economia marítima, deve chegar a Cabo Verde para trabalhar no projecto da Zona Económica Especial ligada ao mar na ilha de São Vicente.

O governo cabo-verdiano pretende implementar a Zona Económica Especial de São Vicente ainda nesta legislatura, por isso, está a trabalhar para que o financiamento do projecto seja introduzido já no próximo orçamento de Estado do governo chinês.

A cooperação económica e política entre a China e Cabo Verde, no momento traduz-se em 12 projectos, num valor estimado de 30 milhões de euros.

Publicidade