Cabo Verde: Jorge Carlos Fonseca apoia iniciativa para implementação do “roaming” gratuito na CEDEAO

0
285

O Presidente da República considerou hoje “importante” a iniciativa e decisão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) em implementar o “roaming” gratuito na sub-região africana.

Jorge Carlos Fonseca fez essa apreciação quando instado pela imprensa a comentar a decisão saída da reunião preparatória do 15º Encontro dos Ministros das Tecnologias e Telecomunicações de Informação e Comunicação da CEDEAO, que decorre na Cidade da Praia.

“É de se louvar, particularmente, quando Cabo Verde tem a ambição de dirigir a comissão e, neste particular, penso que devemos trabalhar e apresentar candidatos bem apetrechados para que consigamos os nossos objectivos. Nós temos agora mais CEDEAO em Cabo Verde e mais Cabo Verde em CEDEAO”, afirmou.

No caso Cabo Verde consiga a presidência, nesta matéria, o chefe do Estado, recomenda que “sejamos exemplares e que aprofundemos o processo de desenvolvimento na sub-região e, que particularmente, conseguíamos potenciar a integração de Cabo Verde no espaço”.

Durante a reunião dos ministros e especialistas do sector, que culmina sexta-feira, foram efetcuadas algumas revisões, entre as quais a do actual protocolo adicional da CEDEAO sobre o Acesso e Serviço Universal, e que visa melhor abordar as especificidades dos desafios enfrentados.

O objectivo é a criação de um mercado digital único na África Ocidental, mas para isso, há que se resolver o problema relativamente à cibersegurança e à cibercriminalidade, razão porque se debateu também a necessidade de um “quadro jurídico sólido” para facilitar a luta contra cibercriminalidade.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here