A primeira edição do “Batuku em Festa – Concurso O Melhor Grupo do Ano” de Santa Catarina (ilha de Santiago) arranca, este domingo à tarde, no Polivalente de Assomada com cinco grupos de batuco a competirem na primeira sessão.

Em declarações à Inforpress, a vereadora da Cultura, Jassira Monteiro, informou que para esta primeira edição do certame promovido pela autarquia santa-catarinense, haverá a participação de 15 grupos de batuco de Santa Catarina, São Salvador do Mundo, Ribeira Grande, São Domingos, São Lourenço dos Órgãos, Tarrafal e São Miguel.

Conforme explicou a autarca, o certame que vai decorrer durante seis semanas (todos os domingos) está dividido em três sessões (15,22 e 29 de Julho), duas meias-finais (05 e 12 de Agosto), sendo que a final está aprazada para 19 de Agosto.

Fez saber ainda que em cada sessão, o júri escolhe três grupos de batuco que vão seguir para as fases seguintes, designadamente, meias-finais e final.

Para a primeira sessão, concorrem os grupos Fidjus de Nha Santana (Achada Lém, Santa Catarina), Flor de Cultura (Mato Limão, São Salvador do Mundo), Boa Vontade (Salineiro, Ribeira Grande), Txabi Nobu (Fonte Lima, Santa Catarina) e Alma sem Maldade (Achada Lém, Santa Catarina).

Na segunda sessão, irão subir ao palco os grupos Fidjus de Nha Santa Catarina (Achada Falcão, Santa Catarina), Raiz de Mano Mendes (Ribeirão Chiqueiro, São Domingos), Flor de Juventude (São Lourenço dos Órgãos), Caras Novas (São Domingos) e Mudjeres de Boa Esperança (Ribeira das Pratas, Tarrafal).

Já na terceira sessão, vão competir os grupos Raiz Fincadu (Nhagar, Santa Catarina), Entre Verde (Pau Verde, Santa Catarina), Nova Esperança (Calheta, São Miguel), Nha Ana d’Veiga (Ribeirão Manuel, Santa Catarina) e Flor de Esperança (Entre Picos de Reda, Santa Catarina).

Para fazer face às despesas de organização do evento orçado em 300 contos, o pelouro da Cultura definiu em 100 escudos o preço de entrada no recinto.

Como prémios os três primeiros classificados e a melhor letra vão receber um prémio monetário, cujo montante não foi revelado pela responsável.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here