Cidade Velha: Governo precisa de 30 mil contos para recuperar a Igreja de Nossa Senhora do Rosário

0
Igreja da Nossa Senhora do Rosário
Igreja da Nossa Senhora do Rosário

O governo precisa de 30 mil contos para recuperação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no município da Ribeira Grande de Santiago (Cidade Velha), informou, hoje (26), o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), Abraão Vicente.

De acordo com o governante citado pela Inforpress, que falava à imprensa no âmbito das comemorações alusivas ao 8º aniversário da elevação da Cidade Velha a Património Mundial, o seu ministério já submeteu ao Ministério da Economia um projecto para recuperação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, visando o seu financiamento através do fundo do turismo.

“Neste momento é preciso assumir a Igreja de Nossa Senhora do Rosário como prioridade. Não se pode continuar a adiar e a dizer que vai ser em breve”, salientou o ministro.

Diz a mesma fonte que, questionado sobre o prazo para o arranque da recuperação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas limitou-se a dizer que “sem verba não há prazos para o início das obras”.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, localizada na Rua da Carreira é um dos monumentos mais antigos da Cidade Velha e de todo Cabo Verde. Mas neste momento está em estado de degradação, já que tem mais de 500 anos de existência.

Construída a partir de 1495, no começo terá sido uma capela “gótica”, de estilo manuelino. A chave da sua abóbada tem um selo que representa a cruz da coroa real portuguesa. Ampliada em seguida, foi recoberta de azulejos.

Publicidade