Equipas são sorteadas na estação radiofónica

0
1º de Agosto entra como principal favorito em ambos os sexos
1º de Agosto entra como principal favorito em ambos os sexos

O sorteio da 38ª edição dos campeonatos nacionais de andebol seniores masculinos e femininos, “Troféu Lac”, acontece amanhã às 11h00, no quintalão da emissora comercial.

A prova organizada pela Federação Angolana de Andebol, em parceria com a Associação Provincial de Luanda, vai decorrer de 10 a 21 de Julho.
Confirmaram participação, no sector masculino, as formações do 1º de Agosto, Interclube, Joyce de Cabinda, Marinha de Guerra, Progresso da Lunda Sul, Crisgunza de Benguela e Petro de Luanda.

Comparativamente à edição passada, o Joyce de Cabinda e o Crisgunza de Benguela são os estreantes. O Misto de Cabinda e a equipa do Exército são os ausentes. Em femininos,  Petro de Luanda, 1º de Agosto, ASA, Progresso Sambizanga, Marinha de Guerra, Electro do Lobito e Casa do Pessoal do Porto do Lobito são as equipas inscritas.

António Santos, director executivo da Federação, disse estarem criadas as condições para a realização dos campeonatos. “Contamos com o apoio da Lac e da Associação. Aguardamos  pela chegada das equipas. Os moldes de disputa vamos anunciar no sorteio”, realçou o dirigente federativo.

O prazo das inscrição terminou no dia 25. A chegada das  delegações está prevista para 9 de Julho e a reunião técnica acontece às 15h00 do mesmo dia, na sede da Federação, na Cidadela.

Na edição passada,  o 1º de Agosto conquistou o título ao derrotar na final atípica a Marinha de Guerra. O Petro de Luanda, contra todas as expectativas, terminou no último lugar do pódio.

O Progresso Sambizanga, ao perder na meia-final frente à Marinha, desperdiçou a oportunidade de jogar pela primeira vez a final. As sambilas ocuparam o quarto lugar do tabela.

Em masculinos, o 1º de Agosto venceu a competição, seguido pelo Interclube, Marinha de Guerra, Petro de Luanda, Progresso da Lunda Sul, Misto de Cabinda e Comité Desportivo do Exército. Disputada no sistema de todos contra todos a uma volta, a prova apura os quatro melhores para as meias-finais. A decisão do título é feita em “play-off” à melhor de três jogos.

Os militares do Rio Seco são os principais candidatos à conquista do título, em ambas as classes. Filipe Cruz, em masculinos, e Morten Soubak, nos femininos, orientam os plantéis mais competitivos do país.

Publicidade