Exportação de açúcar de Moçambique caiu para quase metade por causa da seca

0
A exportação de açúcar de Moçambique caiu para quase metade entre 2015 e 2016
O Fundo de Desenvolvimento Agrário acredita que este ano possa haver um aumento de 16,4% da produção, fruto de melhor irrigação

A exportação de açúcar de Moçambique caiu para quase metade entre 2015 e 2016 sobretudo por causa da seca, que limitou a produção, de acordo com dados oficias divulgados.

A exportação de açúcar de Moçambique caiu para quase metade entre 2015 e 2016 sobretudo por causa da seca, que limitou a produção, de acordo com dados oficias divulgados esta sexta-feira.

“A redução [na produção] registada no ano passado deveu-se essencialmente ao insucesso no cultivo, devido à falta de chuvas”, noticia esta sexta-feira o diário moçambicano Notícias, citando dados do Fundo de Desenvolvimento Agrário.

Em 2015, Moçambique exportou 241 mil toneladas de açúcar e o valor caiu para 138 mil no último ano, uma quebra de 43%, de acordo com informação da Distribuidora Nacional de Açúcar.

Segundo os mesmos números, o valor das exportações é o mais baixo desde 2011, período em que o pico de venda para o exterior aconteceu em 2014, com 241 mil toneladas exportadas.

A mesma entidade refere que a maioria do açúcar que sai de Moçambique tem como destino a União Europeia.

O Fundo de Desenvolvimento Agrário acredita que este ano possa haver um aumento de 16,4% da produção, fruto de melhor irrigação.

Publicidade