Já há lista de observadores

0
Porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral Júlia Ferreira
Porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral Júlia Ferreira

O Presidente da República, a Assembleia Nacional e os partidos MPLA e UNITA já apresentaram à Comissão Nacional Eleitoral (CNE) as listas dos seus convidados para a observação internacional das eleições de 23 de Agosto, anunciou ontem à imprensa a porta-voz daquele órgão de administração eleitoral, Júlia Ferreira, no final de uma reunião plenária orientada pelo presidente André da Silva Neto.

A Lei de observação eleitoral prevê que podem convidar observadores eleitorais o Presidente da República, a Comissão Nacional Eleitoral, a Assembleia Nacional, o Tribunal Constitucional e os partidos políticos ou coligações de partidos políticos concorrentes às eleições. As outras instituições do Estado podem sugerir à CNE nomes de instituições, organizações ou individualidades a serem convidadas para observarem as eleições.

Júlia Ferreira disse que o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, convidou a União Africana, a União Europeia, a SADC, a CEEAC, a CPLP e também as entidades individuais como os antigos Presidentes Lucas Pohamba (Namíbia), Ramos Horta (Timor-Leste), Pedro Pires (Cabo Verde), Joaquim Chissano (Moçambique), Manuel Pinto da Costa (São Tomé e Príncipe), John Mohama (Ghana) e José Maria Neves (antigo primeiro-ministro de Cabo Verde). A Lei de Observação Eleitoral não prevê limitação do número de convidados.

Publicidade