Livro sobre a batalha do Cuito Cuanavale lançado hoje

0

O livro “A célebre Batalha do Cuito Cuanavale, memórias de um soldado”, de José Nkai, é lançado hoje, no Museu Nacional de História Militar, em Luanda.

A batalha do Cuíto Cuanavale ocorreu no Sudeste de Angola entre finais de 1987 até 23 de Março de 1988 e opunha as Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), com apoio cubano, ao exército racista da África do Sul, que apoiava as forças da UNITA.

José Nkai disse recentemente ao Jornal de Angola que já era tempo de um dos intervenientes angolanos na referida guerra, enquanto vivos, deixarem um legado à História de Angola. Na sua óptica, a história sobre a Batalha do Cuito Cuanavale “tem sido contada com algumas lacunas que devem ser corrigidas por todos que lá estiveram”.

O autor realçou o facto de, a partir do próximo ano, o 23 de Março passar a ser celebrado não só em Angola mas também na sub-região como o Dia da Libertação da África Austral. “Com efeito, havia toda a necessidade de alguns dos seus actores, enquanto vivos, deixarem qualquer legado histórico daquilo que foi a convivência durante a batalha do Cuito Cuanavale, o dia-a-dia de um soldado, atendendo que desde o tempo mais recuado, os nossos antecessores nunca o havia feito”, disse José Nkai, ao justificar o lançamento do livro com 143 páginas.

Com os novos ventos que o país vive no contexto político, frisou o autor, é chegado o momento de se exteriorizar, enquanto soldado que esteve na frente de combate, aquilo que foi a realidade dos militares durante a batalha, para que os leitores possam aperceber-se das diferentes etapas e cenários que se viviam no Cuito Cuanavale.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here