A bola oficial do Mundial2018 vai viajar na quarta-feira para a Estação Espacial Internacional (ISS) na nave russa Soyuz, que vai partir da estação cazaque de Baikonur, anunciou esta terça-feira o comandante da missão.

“Levaremos connosco a bola que estará, provavelmente, em campo no jogo inaugural [do Mundial2018]”, afirmou o astronauta Oleg Artemyev numa conferência de imprensa em Baikonur.

O astronauta acrescentou ainda que a bola vai regressar à terra com o seu colega Anton Shkaplerov, que se encontra na ISS desde dezembro de 2017.

Para além da bola, os astronautas vão levar ao espaço a mascote oficial do Mundial 2018, o lobo Zabivaka.

Artemyev prometeu ainda que a tripulação da ISS vai acompanhar os jogos do Campeonato do Mundo, embora tenham bastante trabalho na plataforma digital.

“Não os vamos perder, vamos assistir aos jogos. Os técnicos de comunicação dos Estados Unidos permitiram-nos seguir o torneio, mas não vamos assistir a nenhum jogo em tempo real, veremos depois a gravação”, explicou.

A nave Soyuz MS-08, que vai transportar Artemyev e os astronautas da NASA, Andrew Feustel e Richard Arnold vai descolar esta quarta-feira, às 17h45, da base espacial de Baikonur, no Cazaquistão.

Publicidade