Parlamentares moçambicanos visitam Angola

0
Assembleia nacional de angola
Assembleia nacional de angola

Uma delegação da Assembleia da República moçambicana encontra-se em Luanda para uma visita de trabalho de sete dias a Angola. Ontem (22), a delegação moçambicana reuniu-se com os deputados da 9ª Comissão do Parlamento angolano, que responde pelas questões de Mandatos, Ética e Decoro.

No final da reunião, o presidente da 9ª Comissão da Assembleia da República de Moçambique, que vela pelos assuntos de Ética Parlamentar, Silvério Ronguane, referiu que a visita tem por objectivo trocar experiências, tendo em conta o trabalho em curso no âmbito da elaboração do Código de Ética da casa das leis do seu país.

‘Sabemos que Angola já tem um Código de Ética em funcionamento e pretendemos partilhar a sua experiência, no âmbito do decoro, decência gestão, transparência e protecção dos legisladores durante a fase da reforma, entre outras questões que se afiguram como um permanente desafio dos hemiciclos’, disse citado pela agência de notícias ANGOP.

Acrescentou que a visita surge em retribuição à deslocação recentemente efectuada a Moçambique por uma delegação da Comissão de Mandatos, Ética e Decoro do Parlamento angolana, no sentido de estreitar os laços de cooperação, amizade e de aprendizagem comum.

Por sua vez, a presidente da 9ª Comissão da Assembleia Nacional de Angola, Clarisse Kaputo, disse que durante a permanência dos deputados moçambicanos ao país irão trocar experiências sobre questões de interesse de ambos os parlamentos.

Neste sentido, manifestou a disponibilidade dos deputados angolanos em emprestarem as suas experiências em matérias de interesse dos colegas do país do Índico, no âmbito do protocolo existente entre as várias comissões de trabalho das respectivas casas das leis.

Publicidade