Portugal: Começou mais uma edição da Moda Lisboa 2017

0
15

Há uma Luz que se renova em todas as edições da MODALISBOA. Uma luz que renasce, que se recria na energia, na imaginação e no talento das novas gerações.

O calendário de desfiles da ModaLisboa Luz foi inaugurado com o talento de Patrick de Pádua. No jardim do Pavilhão Carlos Lopes, o jovem designer apresentou uma coleção inspirada no Cante Alentejano de Vila Nova de São Bento, que cruzou o ADN streetwear com elementos e técnicas tradicionais. Silhuetas desconstruídas, variando entre o justo e o oversize, foram predominantes assim como as sobreposições de materiais e a conjugação de cores fortes.

Também no jardim, Duarte levou-nos numa viagem exótica à Índia. Seguindo o conceito de sportswear luxury, a designer Ana Duarte procurou o equilíbrio entre um estilo desportivo e a qualidade, tendo conjugado materiais naturais como sedas estampadas, algodões e linhos com tecidos técnicos. Na paleta cromática apostou em tons de lilás, violeta, rosa, laranja, esmeralda, azul marinho e preto.

Sangue Novo inaugurou a passerelle do Pavilhão Carlos Lopes e apresentou-nos uma nova forma de ver e interpretar o mundo da moda. As obras de Jean Michel Basquiat e José Romussi, o espetro emocional de ser-se humano, o artista Jean Michel, o filme “Lost in Translation” de Sofia Coppola, as 7 saias da Nazaré, o dependurado (XII carta do tarot)… Foram múltiplas as inspirações dos dez jovens designers: Alexandre Pereira, Carla Campos, Daniela Pereira, David Pereira, Federico Cina, Filipe Augusto, Ivan Almeida, Rita Afonso, Rita Carvalho e Rita Sá.

O juri do Sangue Novo, constituído por Eduarda Abbondanza (Presidente da ModaLisboa), Cláudia Barros (Editora de Moda da Vogue Portugal), Filipe Faísca (Designer de Moda) e Alberto Caselli (Diretor de Moda da Sport&Street), avaliou atentamente todas as coleções e atribui o prémio ModaLisboa a David Pereira. O designer vai receber uma bolsa de 5000 euros concedida pela ModaLisboa, um summer course na Domus Academy atribuído pela prestigiada academia de moda de Milãoe terá também entrada direta no Sangue Novo da edição de março 2018. Filipe Augusto, Rita Afonso e Rita Sá, distinguidos com menções honrosas, têm também entrada direta no Sangue Novo de março 2018.

Filipe Augusto e Rita Afonso foram os vencedores dos prémios FashionClash e The Feeting Room, respetivamente. Filipe Augusto vai representar Portugal na próxima edição do reconhecido festival de moda holandês, FashionClash, a decorrer em Maastricht, em junho de 2018. A coleção de Rita Afonso foi eleita pelos representantes da concept store portuguesa The Feeting Room, Edgar Ferreira e Guilherme Oliveira, para ser produzida e vendida nas lojas de Lisboa e Porto da marca.

Depois da apresentação dos trabalhos dos novos talentos da moda portuguesa, assistimos ao desfile da criadora Kolovrat, que continua a apostar na mistura de diferentes estilos e materiais. Peças assimétricas e oversized construídas a partir da junção e cruzamento de duas peças, casacos abertos nas costas, bordados e uma paleta de cores fortes como o roxo e o vermelho são as suas propostas para o próximo verão.

Valentim Quaresma apresentou uma coleção inspirada por “pensamentos, sentimentos e sensações”, fundindo a luxúria e o romantismo num ambiente oriental. Nas suas joias únicas trabalhou materiais tão diversos como filigrana industrial, fotografia, plexiglas, pedras e latão. Na coleção de vestuário usou algodão, malha e brocados.

A noite terminou com a apresentação da coleção “Whole Lotta Love” de Ricardo Preto. O criador propôs-se “procurar o amor dentro de nós” e encontrou-o nas flores e animais que representou em delicadas estampagens. Silhuetas trapézio e “fit and flare” em tecidos fluídos e numa paleta de vermelho, amarelo e terra são as suas apostas para a próxima estação.

ModaLisboa Luz continua hoje com os desfiles de Imauve, Carolina Machado, David Ferreira, Awaytomars, Nuno Gama, Aleksandar Protic, Cia. Marítima, Ricardo Andrez, Christophe Sauvat e Dino Alves.

Será mais um dia dedicado à arte da criação em Portugal e à luz de Lisboa.

Clique nos links abaixo para ver as coleções completas de:

PATRICK DE PÁDUA | LAB
DUARTE | LAB
SANGUE NOVO
KOLOVRAT
VALENTIM QUARESMA
RICARDO PRETO

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here