Presidente são-tomense inicia visita a Portugal

0
Presidente de S. Tomé e Príncipe, Evaristo de Carvalho
Presidente de S. Tomé e Príncipe, Evaristo de Carvalho

O presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, inicia nesta segunda-feira uma visita oficial de uma semana a Portugal, a convite do seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa.

O presidente de São Tomé e Príncipe disse aos jornalistas,  antes de viajar, que considera Portugal como “primeiro parceiro na política de desenvolvimento educacional, cultural e de comunicação, sanitária, comercial e financeira, de defesa e segurança e de emprego e assuntos sociais” de São Tomé e Príncipe.

O chefe de Estado lembrou que Portugal “serve” o seu país como “a principal porta de entrada para a Europa”, informa a agência Lusa.

Sobre a visita, sublinhou que pretende aproveitar para analisar com as autoridades portuguesas a possibilidade de implementação do Programa Estratégico de Cooperação (PEC), assinado no ano passado entre os dois países, mas ainda por concretizar devido a “dificuldades de circunstância porque passam os dois países”.

O presidente são-tomense considerou o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, como um “homem muito comunicativo e dinâmico que está a contribuir extraordinariamente para a estabilidade social e governativa de Portugal, na atual conjuntura política e financeira” do país.

“Com a minha visita a Portugal certamente as nossas relações pessoais se aprofundarão muito mais”, disse Evaristo Carvalho.

Publicidade