O Windows 10 Mobile continua o seu caminho algo ofuscado, tendo recentemente a própria Microsoft declarado que o seu sistema operativo móvel não ía receber novas build via programa Windows Insider. Não obstante, as atualizações cumulativas e de segurança são para continuar, para além das atualizações nas aplicações da própria Microsoft.

A mais recente atualização disponibilizada na sua aplicação “Fotografias”, para os utilizadores do programa Windows Insider, trouxe várias novidades que a colocam num nível de desenvolvimento mais a par da aplicação para computador.

Atualizada para a versão 2018.18011.13438.0, a aplicação “Fotografias” conta agora com ligeiras diferenças na interface, mas as novidades mais notórias estão presentes nas novas capacidades da aplicação. Foram adicionadas funcionalidades às ferramentas de edição e novas ferramentas de desenho nas imagens.

Ferramentas de edição da aplicação fotografias para Windows 10 Mobile.

Nas capacidades de edição, foram adicionados filtros e ajustes manuais: cor, claridade, olhos vermelhos, correção de pontos… As funcionalidades típicas das aplicações dedicadas à edição de imagens estão agora disponíveis nativamente na aplicação de fotografias. A quantidade de parâmetros possíveis de manipular não são muitos mas permitirão edições rápidas e simples de executar.

Uma anotação a fazer é o facto de o acesso a estas ferramentas só ser acessível em orientação horizontal porque um bug na aplicação impede de o fazer quando em modo vertical. Em equipamentos mais modestos e de gamas inferiores, a performance e fluidez também sairá comprometida… No modelo usado neste teste, Microsoft Lumia 650, a utilização da aplicação ficou bem mais pesada, faltando aqui alguma otimização para este tipo de terminais.

A atualização está disponível para os utilizadores pertencentes ao ramo Fast do programa Windows Insider. Em breve deverá chegar ao utilizador comum, desta feita com correções de bugs e uma otimização mais desenvolvida.

Publicidade