De acordo com um programa que a Angop teve acesso hoje, quarta-feira, dos cantores destacam-se Nagrelha, Saryssari, Konde, Cristo,  The Groove, Puto Prata, Os Moikanos, Bangãozinho, Givago,  janice Perla, Laba, Mulunda,  Mami Taxi, Linda Jhoy,  dentre outros.

Os espectáculos organizados pelas autoridades administrativas da Ingombota são gratuitos e serão realizados defronte ao Mausoléu António Agostinho Neto a partir das 15 horas.

Apesar da Ingombota não possuir a mesma idade da fundação da província de Luanda, criada em 1575, foi nesta circunscrição onde, na altura, o capitão português Paulo Dias de Novais desembarcou na Ilha do Cabo, e estabeleceu o primeiro núcleo de colonos portugueses composto por cerca de 700 pessoas, das quais 350 homens de armas, religiosos, mercadores e funcionários públicos.

A zona central de Luanda está dividida em duas partes, a Baixa de Luanda (a cidade antiga) e a Cidade Alta (a nova cidade).

A Baixa de Luanda está situada próxima do porto. O litoral é marcado pela Baía de Luanda, formada pela protecção do litoral continental por meio da Ilha de Luanda e a Baía do Mussulo, ao sul do núcleo urbano principal, formada pela restinga do Mussulo.

Segundo os últimos dados estatísticos, vivem actualmente na Ingombota cerca de 400 mil habitantes que ocupa toda baixa da cidade capital, o numero tende a diminuir com a saída de várias famílias para a periferia da cidade, principalmente para as centralidades ou vivendas de construção dirigida.

A Ingombota tem 9,6 quilómetros quadrados e é limitada a Oeste com o Oceano Atlântico, a norte com os distritos urbanos do Sambizanga, a Este pelo Rangel e a Sul com a Maianga.

É composto pelos bairros da Ingombota (sede), Maculusso, Patrice Lumumba, Ilha do Cabo e Kinanga.

Publicidade