Esta informação foi prestada à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, pela deputada Josefina Pitra Diakité, quando fazia o balanço da visita aquele país do Presidente da Assembleia Nacional angolana.

“Não foi inicialmente para a tomada de posse do Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, mas sim, para atender ao convite da sua homóloga, a presidente do Parlamento sul-africano, para assistir ao discurso sobre o estado da Nação que marca a abertura do ano parlamentar”, explicou a deputada.

De acordo ainda com Diakité, que é igualmente presidente da Comissão de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Estrangeiro, durante o encontro entre os dois líderes parlamentares foram trocadas impressões sobre este dossier, assim como traçadas estratégias com vista a madurecer a ideia da transformação efectiva do Fórum parlamentar da SADC em Parlamento Regional.

A responsável destacou que um dos aspectos importantes no mandato do presidente da AN angolana, no quadro da sua presidência no fórum da SADC, é de transformar este órgão num parlamento regional e que é um dossier que já leva há mais de dez anos na agenda da organização.

“O que nos resta é fazer todo trabalho necessário no sentido de que o próximo fórum parlamentar da SADC, em data a anunciar, possamos ver esta questão sobre agenda e consolidado este dossier”, afirmou.

A  deputada considerou de exitosa essa visita, pois foi a primeira oficial de um alto dirigente angolano, após a eleição do novo Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

Publicidade