O ministro da Comunicação Social, João Melo, afirmou, ontem, que as redes sociais devolveram, nas mais variadas sociedades, o exercício da cidadania, mas lamentou o facto de ideias e comportamentos reprováveis também ganharem voz no mesmo espaço.

Numa mensagem sobre o Dia Mundial das Redes Sociais, hoje assinalado, o ministro acentuou que as redes sociais, mais do que uma forma de socialização globalizada, são “parâmetro e termómetro para a tomada de decisões”.

“Textos, fotografias, vídeos, print, meme, gif, etc. São os novos caminhos para a expressão de pensamentos e ideias”, salientou o ministro João Melo, na mensagem, na qual afirmou que “àqueles que condenam a livre expressão do pensamento, fica apenas a certeza de que é preciso estar adaptado à nova realidade.”

No entender do ministro João Melo, “as redes sociais devem ser entendidas como um convite ao diálogo, sem fronteiras, com grupos pequenos ou para multidões”.

O ministro da Comunicação Social declarou que, no caso de Angola, “o Governo e os cidadãos devem formar um grande pacto de convívio saudável” e que é preciso desenvolver formas consistentes de luta por objectivos convergentes.

“A maior lição das redes sociais é, antes de falar, aprender a escutar, ouvir o outro, conhecer as tendências e ter o discernimento do certo e do errado para a tomada de decisão”, lê-se na mensagem de João Melo, reafirmando que “nem tudo pode ser considerado positivo” nas redes sociais, sendo um desafio que deve ser superado.

Origem da efeméride

O Dia Mundial das Redes Sociais, é comemorado desde 2010, foi instituído pelo site norte-americano Mashable como forma de reconhecer a revolução digital que fez da media um ambiente social.

Em vários países do Mundo, a efeméride é celebrada com a organização de encontros informais de pessoas por via de meios tecnológicos ou presencialmente.

Alguns eventos são transmitidos online em directo e são abertos a todos, para tornar a data verdadeiramente social. O destaque dos encontros vai para a partilha de conhecimentos sobre as áreas transversais às redes sociais e sobre as especificidades destas.

Publicidade