O anúncio dos dez finalistas ao concurso de música da RNA e o sorteio do posicionamento do cupão de voto dos artistas foram realizados na quarta-feira, no hall daquela estação emissora, em Luanda.

O sorteio ditou a seguinte ordem no cupão de votos: primeira posição Bessa Teixeira, com o tema “Polumbutão”, seguido de Rui Orlando (Me Leva Contigo), Gerilson Insrael (Casa Comigo), Preto Show (Pedra), Alison Paixão (Alma Gémea), Jojó Goveia (Recado), Puto Português (Paciência), Anna Joyce (Destino), Yanick Afromen (Bakongo), e Cef com “É só Orar”.

Na ocasião, a coordenadora do projeto e administradora de Marketing da RNA, Círia de Castro, que apelou ao voto do público, disse que o concurso visa valorizar a produção musical feita no país, veiculada nos canais da radiodifusão de Angola. “Gostaríamos de apelar ao voto de todos os angolanos e lembrar que o Top dos Mais Queridos é uma marca da RNA e todos os dez mais votados já são vencedores, pois terão, nos próximos 45 dias, as músicas promovidas em mais de 36 rádios com quatro inserções diárias”, disse Círia de Castro.

Para além do voto, este ano, o top volta a ter o prémio da crítica, que obedece critérios a partir da elaboração do álbum, capa, harmonia, interpretação e letra entre outros requisitos. O júri do prémio da crítica é presidido pelo músico Dodó Miranda e integrado por Filipe Mukenga, Lito Graça, Elisa Coelho da Cruz e Malonga Jaime Miguel.

Em declarações ao Jornal de Angola, Anna Joyce, a única voz feminina entre os mais votados, não escondeu a sua satisfação pela escolha dos ouvintes da RNA e disse que, pelo facto de estar nomeada, é um sonho realizado.

“Para mim, é um prazer e privilégio estar entre os dez mais, num dos concursos de música mais conceituados do país. É um sonho para mim e gostaria de ter o prazer de ganhar, mas só de estar nomeada já estou muito feliz. Se eu fui nomeada é porque as pessoas viram conteúdo e qualidade no meu trabalho”, afirmou a cantora.

Esta edição do Top dos Mais Queridos vai homenagear o cancioneiro angolano, com o tema “Cantares de Angola”, para valorizar as marcas das diferentes línguas nacionais faladas em Angola, no âmbito da promoção das línguas maternas e da música tradicional, e promover a categoria do prémio da crítica, que é atribuído a uma canção extraída de uma obra que não seja muito conhecida em termos de divulgação massiva, mas que seja reconhecida pela harmonia, melodia, arranjos, letra e interpretação.

O concurso Top dos Mais Queridos é o concurso de música angolana mais antigo no país. A primeira edição foi realizada em 1982, consagrou o músico Pedrito como o primeiro mais querido.

Publicidade