Fernando da Piedade Dias dos Santos discursava hoje na sessão solene na Assembleia Nacional, no âmbito da visita de Estado, de quatro dias, do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, a Angola.

Na sua curta intervenção de boas vindas, Fernando da Piedade Dias dos Santos disse que a cooperação se estende ainda ao nível da cooperação diplomática em fóruns internacionais.

“É nosso desejo fortalecer este quadro e para tal esperamos contar com o vosso solícito apoio”, disse.

O presidente do parlamento angolano augurou que esta visita represente para os dois países “uma nova era de amizade, solidariedade e cooperação”.

Para o presidente da Assembleia Nacional, a visita do chefe de Estado português simboliza o aprofundamento das relações históricas e seculares entre os dois países, “marcadas por momentos altos e baixos, num processo dialético compreensível, que felizmente resultaram numa relação franca, de fraternidade, de amizade, de respeito e vantagens mútuas”.

Antes da cerimónia, uma comitiva de deputados portugueses manteve um encontro de cortesia com a primeira vice-presidente da Assembleia Nacional, Carlota Dias.

A sessão solene contou com a presença do chefe de Estado angolano, João Lourenço, e membros do Governo angolano, bem como com os ministros portugueses que integram a delegação presidencial e líderes dos grupos parlamentares da Assembleia da República de Portugal do PSD, CDS-PP, PCP, PS e BE.

Publicidade