São-Tomé e Príncipe conquistou 17 medalhas nas provas de atletismo nos jogos da CPLP, sendo, 1 ouro, 10  prata e seis bronze, posicionando-se na 3ª posição em função de números de medalhas nesta competição, na qual, Moçambique ficou a frente com 22 medalhas, seguido de Portugal com 18.

O jovem atleta são-tomense, Dudú Vera Cruz foi o maior destaque do atletismo de São-Tomé e Príncipe ao erguer a medalhada de ouro conquistada na prova de salto em cumprimento com a marca de 6,70 metros de acordo com dados divulgados pela organização do evento.

Das 17 medalhas conquistas por atletas são-tomenses, 6 foram arrebatadas nas provas convencionais, sendo, 3 saídas do salto em cumprimento e 3 nos lançamentos e outras 11 medalhas são-tomenses foram conquistadas em desporto adaptado ou seja de pessoas com deficiências.

A seleção juvenil de Moçambique foi a grande vencedora em atletismo ao conquistar 22 medalhas, sendo, 12 ouro, 6 prata e 4 bronze seguida de Portugal que obteve um total de 18 medalhadas resultantes de 8 ouro, 5 prata e 5 bronze.

Seguem-se na lista, Cabo-Verde com 13 medalhas, designadamente, 4 ouro, 4 prata e 5 bronze, Angola com 11 composta por 3 ouro, 4 prata e 4 bronze, Brasil com 4, sendo 2 ouro, 2 bronze e Guiné-Bissau 3 como resultado de 1 prata e 2 bronze.

Por um lado, em função de número de medalhas, São Tomé e Príncipe fica 3ª posição da classificação geral e por outro lado, em função da conquista do ouro, o atletismo são-tomense se posiciona na 6ª posição da geral.

Publicidade