A Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo (ALAIM) recebe no próximo fim-de-semana, 11 e 12, o espetáculo “La Ronde” com encenação portuguesa, russa e inglesa, e com elenco composto por atores russos e portugueses.

A apresentação da peça resulta da parceria Atlantic Drama Network (ADN),  projeto internacional que envolve Rússia, Brasil, Portugal, Inglaterra e Cabo Verde, segundo informações da direção da ALAIM.

Sendo assim, traz à ilha de São Vicente o “La Ronde”, com encenação portuguesa, russa e inglesa, e ainda com um elenco composto por atores russos e portugueses, entre estes o conhecido actor de telenovelas portuguesas José Fidalgo.

O espetáculo, que acontece na ALAIM nos dias 11 e 12, às 20:30,  é inspirado na “obra silenciosa” que Arthur Schnitzler teria escrito em 1921, mas que nenhum teatro se atreveu a encenar, e começou por ser divulgada em edição de autor, conforme a sinopse.

Foi preciso esperar por 1921, depois do colapso do Império Austro-Húngaro, para que a peça pudesse ser representada em Viena, causando grande escândalo.

“A sexualidade é o leitmotiv da obra, mote e motor da ronda do mundo. A peça, composta por dez diálogos, é editada em 1900, 200 exemplares, edição custeada pelo autor e seus amigos. Foi, porém, logo objeto de uma recensão”, lê-se na sinopse.

A primeira edição pública de 1903 seria um sucesso, logo alvo de censura. Acusada de pornografia e de prova da degenerescência da arte, despoleta uma vaga de anti-semitismo.

Em 1904 é interdita, apesar de não deixar de circular clandestinamente. A primeira representação, em Berlim, data de 1921.

Agora será a vez de os sanvicentinos apreciarem a peça trazida pela ADN, que é uma entidade que desde 2017 agrega instituições de ensino artístico na área da formação teatral de vários países.

Esta rede foi precisamente apresentada em Cabo Verde e na cidade do Mindelo, aquando da comemoração do primeiro aniversário de um dos seus membros e parceiro, a ALAIM.

Publicidade