Durante o mês de Outubro do corrente ano, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma taxa de variação mensal de 0,4%, taxa superior em 1,1 pontos percentuais (p.p.) à do mês anterior, apresentando um comportamento idêntico ao observado no mês homólogo do ano passado, em que o nível médio dos preços foi superior (0,2 p.p.), em relação à do mês de Setembro passado.

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), a variação acumulada do IPC foi de 1,0%, taxa inferior em -0,3 p.p. à observada no mês homólogo do ano anterior.

O estudo revela que a taxa de variação homóloga do IPC total no mês de Outubro deste corrente ano foi de 0,7%, o que equivale dizer que a taxa idêntica em relação ao mês anterior.

Deste modo, pode-se afirmar que em Outubro deste ano, o IPC registou uma variação média dos últimos doze meses, de 1,1%, valor inferior ao registado em Setembro em -0,1 p.p..

A mesma fonte aponta que o indicador de inflação subjacente (índice total, excluindo energia e alimentares não transformados) registou uma variação homóloga de 1,8%, valor superior em 0,2 p.p. à registada no mês anterior. Celso Lobo

Publicidade