As obras em língua portuguesa publicada de Janeiro a 31 de Dezembro de 2018 podem ser inscritos para participar do “Oceanos” – Prémio de Literatura em Língua Portuguesa 2019, cuja inscrição vai até 14 de Abril.

A organização, no seu site na Internet, dá conta que podem concorrer textos nos géneros de poesia, romance, conto, crónica e dramaturgia publicada em qualquer lugar do mundo, tanto em países cujo idioma oficial é o português, quanto em países de outros idiomas, desde que as obras sejam escritas em primeira edição em língua portuguesa.

Segundo um comunicado a que à Inforpress teve acesso hoje as inscrições para a nova edição do “Oceanos” podem ser feitas pela editora ou pelo autor, com a ficha de inscrição disponibilizada no site www.itaucultural.org.br/oceanos2019.

A “Oceanos” – Prémio de Literatura em Língua Portuguesa, de acordo com o documento, conta com o apoio Institucional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e visa aproximar cada vez mais a comunidade unida pelo idioma português e consolidar a proposta de ampliar o intercâmbio literário e editorial entre esses países.

O Ppémio conta com a parceria do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, Ministério da Cidadania do Brasil, do Banco Itaú, da República de Portugal e do Itaú Cultural.

A edição 2019, cujo anúncio será feito em Dezembro, contempla três vencedores e os inscritos de todos os géneros concorrem entre si para três premiações, que somam cerca de 60 mil euros.

Os concorrentes serão avaliados numa plataforma digital por um júri internacional composto por poetas, escritores, críticos literários e professores dos países membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Timor Leste).

A curadoria 2019 é formada pela escritora e jornalista Isabel Lucas, de Portugal, pela linguista Adelaide Tavares Monteiro, de Cabo Verde, pela gestora cultural Selma Caetano e o jornalista Manuel da Costa Pinto, ambos do Brasil.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here