As vencedoras foram seleccionadas de um grupo de 10 finalistas que foram acompanhadas por mentores PRIO desde o bootcamp dos dias 14 e 15 de Junho até à final da passada sexta-feira, onde apresentaram os seus projectos e propostas de sinergia a toda a administração e responsáveis pelas várias áreas de negócio da PRIO.

Duas das startups vencedoras são portuguesas e uma é espanhola, e foram escolhidas com base nas propostas de valor apresentadas na final, que resultaram do trabalho desenvolvido ao longo das últimas semanas.

Os vencedores terão agora acesso a realizar um projecto-piloto com a PRIO de valor base mínimo de 10 mil euros e apoio à implementação por parte de especialistas PRIO e da NOVA SBE.

A Pavnext é uma startup portuguesa com solução de pavimento inteligente que conjuga a segurança rodoviária e eficiência energética. O pavimento desenvolvido e patenteado por esta startup permite captar a energia cinética de carros e pessoas e transformá-la em energia que pode ser usada em todo o tipo de aplicações. Para além disso, permite a monitorização de dados de tráfego e energia gerada e consumida em tempo real.

A Tramgrid é uma startup portuguesa que desenvolveu um carregador rápido de veículos eléctricos que utiliza a corrente disponível nas redes catenárias dos eléctricos para alimentar o carregamento dos veículos.

A Macco Robotics é uma startup espanhola que desenvolve soluções de robótica e especializada na interacção com humanos para as áreas de retalho, restauração, saúde e lazer.

A portuguesa Visor.ai e a alemã EcoG ficaram no TOP 5. A visor.ao conjuga chatbots e inteligência artificial para automatizar interacções e a EcoG desenvolveu uma plataforma para carregadores de veículos eléctricos”.

Publicidade