O Ministério da Saúde de Cabo Verde anunciou hoje 11 novos casos de covid-19 no arquipélago, todos no concelho da Praia, elevando o total do país a 186, desde 19 de março.

Em comunicado, aquele ministério refere que das 61 amostras analisadas nas últimas horas no Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Saúde Pública, 13 resultaram positivas para covid-19, sendo 11 casos considerados novos e dois de “controlo”, no Hospital Dr Agostinho Neto, todos na capital.

Outras 41 amostras deram resultado negativo e sete permanecem pendentes, de acordo com a mesma informação.

Com este resultado, o país passa a ter 186 casos diagnosticados, sendo 127 em Santiago – 124 concentrados na Praia, que se encontra em estado de transmissão local da doença – e 56 na Boa Vista, as últimas duas ilhas que permanecem em estado de emergência, iniciado em 29 de março, com a população obrigada a permanecer em casa e as empresas encerradas, por concentrarem a generalidade dos casos de covid-19.

Há ainda registo de três casos da doença na ilha de São Vicente, todas da mesma família, dois dos quais considerados recuperados.

Em todo o país, desde a notificação do primeiro doente em 19 de março, já foram considerados recuperados da doença 37 pessoas. Duas pessoas acabaram por morrer, na Praia e na Boa Vista, e dois turistas estrangeiros, também infetados, regressaram aos países de origem, totalizando por isso 145 casos ativos em Cabo Verde.

“Até ao momento, todos os casos ativos estão em isolamento e a evoluir bem”, refere o comunicado de hoje, assinado pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias France-Presse (AFP), a pandemia de covid-19 já provocou mais de 250 mil mortos e infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Publicidade