O governante português, que também tutela as áreas da juventude e desporto, iniciou hoje uma visita de três dias a São Tomé e Príncipe, onde se encontrou com o seu homólogo da juventude e desporto, Marcelino Sanches.

“Venho dar este reforço importante da conferência de ministros da juventude e desportos da comunidade dos países de língua portuguesa (CPLP) que irão organizar aqui em São Tomé”, disse Tiago Brandão Rodrigues no final do encontro com homologo são-tomense.

O governante português visitou quatro locais onde estão previstos para decorrerem os XI Jogos Desportivos da CPLP, designadamente liceu nacional, centro de estágios e Estádio Nacional 12 de Julho, no centro da capital, e na escola secundária Manuela Margarido situada na cidade da Trindade, a pouco mais de 12 quilómetros no centro da ilha de São Tomé.

“Estamos a seis meses dos jogos, é um momento importante, um momento de concretização, estamos a ultimar a preparação dos jogos e é importante neste momento termos consciência que será um grande evento, não só de São Tomé, mas da CPLP”, sublinhou o ministro português.

Tiago Brandão Rodrigues deveria ser recebido ainda hoje em audiência pelo Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, mas fonte do gabinete do chefe do governo alegou “agenda apertada” como justificação para o adiamento do encontro.

Esta quinta-feira, está prevista uma visita à Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe — Centro de Ensino e Língua Portuguesa, que conta com mais de 450 alunos, distribuídos por turmas do ensino básico e secundário.

A Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe integra a Rede das Escolas Piloto do projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário, no ano escolar de 2017-2018.

Na sexta-feira, Tiago Brandão Rodrigues que é também presidente da Conferência dos Ministros da Juventude e Desporto da CPLP participa na cerimónia de apresentação dos XI Jogos Desportivos da CPLP.

No mesmo dia terá um encontro bilateral com o Ministro da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação de São Tomé e Príncipe, Olinto Daio.

De acordo ainda com a agenda da estadia na capital são-tomense, o governante português participa no sábado na VI Corrida Contra a Fome, que terá um percurso de cinco quilómetros a volta da capital são-tomense.

Os jogos da CPLP destinados a categoria sub-16 vão decorrer em cinco modalidades desportivas “em clima de festa e confraternização e de grande competitividade”, disse Brandão Rodrigues.

Futebol, atletismo, voleibol, taekwondo e basquetebol são as modalidades selecionadas para os XI Jogos da CPLP.

Publicidade