O Governo dos EUA, através do seu programa Corporação do Desafio do Milénio (MCC), aprovou um novo programa de financiamento para Moçambique, anunciou em comunicado.

“Tenho o prazer de anunciar a nova parceria do compacto da MCC com Moçambique”, afirmou o diretor executivo da MCC, Sean Cairncross, citado hoje em comunicado da Embaixada dos EUA em Maputo.

A MCC é um programa do Governo dos EUA que providencia subsídios por um período determinado a países em desenvolvimento e que satisfazem “padrões rigorosos de boa governação”, desde o combate à corrupção até ao respeito pelos direitos humanos.

“A MCC trabalha por todo o mundo na redução da pobreza através do crescimento económico consolidando a democracia e as reformas do mercado livre”, acrescentou Sean Cairncross.

A seleção de Moçambique para um segundo compacto, após um primeiro concluído em setembro de 2013, reforça a cooperação entre os dois estados, cujo objetivo é garantir crescimento económico mais inclusivo e de reformas políticas que fortaleçam o país africano.

Moçambique realizou o seu primeiro compacto da MCC 2013 e demonstrou recentemente “melhorias políticas encorajadoras no indicador de desempenho”, segundo o comunicado.

No primeiro programa, Moçambique recebeu 507 milhões de dólares (457 milhões de euros, no cambio atual).

Publicidade