O ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff celebraram a vitória da chapa progressista Alberto Fernández-Cristina Kirchner na eleição primária da Argentina contra a chapa encabeçada pelo presidente Mauricio Macri, aliado de Jair Bolsonaro e com uma agenda convergente com os interesses dos Estados Unidos. 

“Parabéns aos companheiros @alferdez e @CFKArgentina pelo expressivo resultado nas primárias argentinas. É preciso dar esperança ao povo, trazer dias melhores e cuidar de quem mais precisa. Um forte abraço do amigo Lula”, diz mensagem postada no Twitter do ex-presidente.

De acordo com presidente deposta pelo golpe de 2016, a vitória da chapa nas prévias presidenciais “é uma luz no fim do túnel para o povo argentino e para a América Latina e um enorme alento para todos que lutamos pela democracia”. “Triunfo animador das forças progressistas sobre o neoliberalismo”, afirmou. 

Segundo as estatísticas, a chapa estava com cerca de 47% da votação (cerca de 90% das urnas apuradas) e o grupo conservador de direita liderado pelo presidente argentino, Mauricio Macri tinha 32%. O primeiro turno das eleições gerais está marcado para 27 de outubro.

A ex-presidente também afirmou que a campanha pela liberdade de Lula ganha força na Argentina.  Fernández já visitou Lula na prisão, em Curitiba (PR).

Em seu site, Dilma publicou um texto intitulado “Lula livre ganha força na Argentina”. 

Dilma lembrou que Fernández visitou Lula já durante a campanha e declarou ao sair:

“Esse governo está criando uma mácula muito forte para o Brasil. Acredito na inocência dele e ele tem todo o direito de estar em liberdade e de se defender. [a condenação de Lula]. É uma mácula ao estado de direito. Fico preocupado com o fato de que isso ocorra neste continente. Como sou um homem comprometido com o estado de direito, vou estar ao lado de Lula o tempo necessário, até que a Justiça entenda que há de se respeitar as garantias de todos cidadãos e também a de Lula”.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here