Escrever emails no smartphone vai agora ser mais simples e rápido: a aplicação Gmail nos smartphones Android passa a ter integrada a funcionalidade smart compose, que à medida que o utilizador escreve, vai sugerindo as palavras seguintes.

Até agora esta funcionalidade tem sido um exclusivo dos smartphones Pixel 3 e também da versão desktop do Gmail. Com o anúncio, o smart compose passa a estar disponível para várias centenas de milhões de utilizadores em todo o mundo, salienta o The Verge.

A Google usa um sistema de inteligência artificial para fazer as sugestões de escrita ao utilizador: tem em conta o contexto e tudo o que já foi escrito para trás. Além dos ganhos em velocidade, é uma ferramenta que promete ajudar a diminuir o número de erros e gralhas nos emails.

O sistema smart compose também já funciona em português, um suporte que foi adicionado em outubro de 2018.

Na altura, a empresa revelou que 10% de todas as respostas dadas através do Gmail já são feitas através das sugestões automáticas – um número que só tende a aumentar, tendo em conta os níveis de automação que a tecnológica norte-americana tem dado ao serviço de emails.

“São escritas por máquinas, mas são aprovadas por humanos”, salientou a vice-presidente da Google para a área de ferramentas de produtividade G Suite, Amy Lokey, no evento Google Cloud Next.

Publicidade