De acordo com números compilados hoje pela Lusa a partir de um relatório do Banco de Cabo Verde sobre o sistema de pagamentos do país, de agosto, os sete bancos comerciais fecharam o ano de 2018 com 91.451 contas bancárias associadas ao sistema internet banking.

No mesmo período foram realizadas 16.632.777 operações através desta plataforma ‘online’, um aumento de 20,9% no espaço de um ano.

O mesmo relatório aponta que as operações com movimentação de fundos totalizaram 1.248.432 transações em 2018, o que, em termos proporcionais, representa 7,5% do volume global de operações realizadas nesse canal.

As transações por ‘internet banking’ com movimento de fundos representaram, no total, 34.255 milhões de escudos (310 milhões de euros), traduzindo-se num aumento de 28,5% em operações, mas uma quebra de 5,9% no valor, quando comparado com 2017, justificada, segundo o relatório, com a “redução das transferências intrabancárias”.

“O aumento em quantidade das operações com movimentação de fundos que se tem vindo a verificar ultimamente indica que os consumidores vão reconhecendo, gradualmente, a utilidade do ‘internet banking’ e a sua mais-valia para a realização de operações de pagamento, principalmente no que toca ao pagamento de serviços e carregamentos de telemóveis”, conclui o relatório, acrescentando que este sistema de acesso ‘online’ tem “muita expressividade” em termos de operações de consulta de contas.

Publicidade