O filme Joker, de Todd Phillips, lidera com 11 nomeações as candidaturas aos prémios de cinema britânicos BAFTA, seguido por O Irlandês, de Martin Scorsese, e Era Uma Vez… em Hollywood, de Tarantino, anunciou a organização nesta terça-feira. A divulgação dos nomeados dos prémios britânicos, que destacam o melhor que se faz no cinema, acontece após os Globos de Ouro, que se realizaram em Los Angeles, no domingo.

O Irlandês e Era Uma Vez… em Hollywood têm 10 nomeações cada e 1917, de Sam Mendes, e Jojo Rabbit, de Taika Waititi, têm nove e seis, respetivamente.

A cerimónia de entrega dos mais importantes prémios do cinema no Reino Unido vai decorrer no Royal Festival Hall, em Londres, no dia 2 de fevereiro.

Competem ao prémio de Melhor Filme Joker, O Irlandês, 1917, Era Uma Vez… em Hollywood e Parasitas, cujos realizadores, Phillips, Scorsese, Sam Mendes, Quentin Tarantino e Bong Joon-Ho, também estão nomeados.

Leonardo DiCaprio ( Era Uma Vez… em Hollywood), Adam Driver (Marriage Story), Joaquin Phoenix (Joker), Taron Egerton (Rocketman) e Jonathan Pryce (Os Dois Papas) são candidatos a melhor ator.

As atrizes nomeadas são Jessie Buckley, por Wilde Rose, Saoirse Ronan, pelo papel em Little Women, Charlize Theron, em Bombshell, Scarlett Johansson, em Marriage Story, e Renée Zellweger, em Judy.

Para melhor atriz secundária estão nomeadas Scarlett Johansson (Jojo Rabbit), Laura Dern (Marriage Story), Florence Pugh (Little Women) e Margot Robbie, para Bombshell e Era Uma Vez… em Hollywood.

Nas categorias de melhor filme de animação estão Frozen 2, Klaus e Toy Story 4, enquanto Diego Maradona e Apollo 11 competem na categoria de melhor documentário.

A lista de todos os nomeados pode ser consultada aqui.

Há um ano, o principal prémio do cinema britânico foi conquistado pela produção a preto e branco do mexicano Alfonso Cuarón, Roma. Semanas depois, o mesmo filme foi distinguido com três Óscares.

Publicidade