Moçambique: Caril de Amendoim

0

Caril de amendoim é daqueles pratos que até quem é cheio de frescura na hora de comer, come e repete, pelo menos é assim aqui em Moçambique. Só para você ter uma ideia, o Caril de Amendoim tem até um artigo na Wikipédia, o que significa que temos muitos adeptos desta delícia pelo mundo.

Para além de ser uma receita demorada, o caril de amendoim pode ser difícil de acertar na primeira tentativa, mas problemas mesmo vão ter aqueles que não têm acesso ao amendoim pilado… Sim. Porque eu vi umas receitas por aí que, deixam muito a desejar, caril de amendoim para ser caril de amendoim, tem que ser de amendoim pilado e não moído depois de um século de banho Maria.

Então pegue no pilão e transpire um pouco. A maioria dos mercados populares e alguns super-mercados espertos já vendem amendoim pilado aqui em Moçambique. Mas que moçambicana é essa que não gosta de pilar pah? Em qualquer parte do país pilar é o sagrado… ah modernidade…

A receita de hoje será preparada com frango, mas pode também preparar com camarão seco (mais popular), carne de vaca e outros.

Ingredientes necessários

  • 200 g de amendoim pilado
  • 1 frango
  • alho (você sabe medir?)
  • 2 cebolas
  • 2 tomates
  • Óleo ou azeite
  • Sal (sabe medir não é?)

Pode também fazer com coco, mas não usaremos nesta receita.

Vocês sabem que as quantidades não são importantes, faça o que achar melhor para si.

Como Preparar Caril de Amendoim

  1. Deite um litro de água fria numa tigela ou num outro recipiente com a mesma função e junte o amendoim pilado lá.
  2. Coe e fique apenas com o leite de amendoin- algumas pessoas não fazem isso então…
  3. Mande o nosso leite ao fogo por uns 30 minutos ou até começar a ferver
  4. Nesse momento junte os outros ingredientes (cebola, frango, alho, sal e outras coisas que eu sei que você vai acrescentar, mesmo que eu não tenha dito) bem cortadinhos.
  5. Pode também (no lugar do passo 4) fazer um refogado separadamente e depois juntar.
  6. E não pare de mexer – tire e devolva o molho para a panela repetidas vezes com a colher até ao fim – Eu sei. Eu também gostaria de poder explicar isto melhor, mas é isso.
  7. A estimativa é de 30 minutos depois de juntar tudo, mas para saber se está tudo certo, verifique se o caril ficou espesso e prove.

Come-se com arroz ou Xima.

Publicidade