O artista plástico, SHOT B, irá inaugurar na galeria Kulungwana a sua exposição individual “Paragem”. SHOT B é um artista multifacetado, dividindo os seus interesses e actividades pela arte urbana, vídeos, fotografia, moda entre outros.

O artista dedica-se a uma arte encarada como uma cultura urbana marginal, que no nosso país é ainda pouco praticada, pouco valorizada e sem muitos seguidores, lê-se no comunicado enviado à nossa redacção.

“Comecei a entrar neste novo ritmo e colorido em 1990 influenciado pela cultura hip-hop, onde fascinado pelo fantástico do som e composição poética, tive a noção ou “um flash” de grafitti que acompanha como um dos elementos. Já pintava nessa altura, influenciado pelo meu pai, mas foi em 1996 que decidi que a linha que me interessava seguir no mundo das artes plásticas era o “grafitti art”, disse o artista.

A exposição, a ser inaugurada no dia 13 de Setembro, na Galeria Kulungwana, permite revisitar a produção do artista e dar ao público a possibilidade de entrar em contacto com esta arte urbana.

O grafitti é conhecido desde a antiguidade, mas o seu desenvolvimento teve origem nos Estados Unidos da América entre os séculos XIX e XX.

Desde os anos 80 esta arte que sempre esteve associada ao movimento, à circulação de ideias, cresceu, desenvolveu-se e proliferou por todo o planeta ganhando reconhecimento artístico e notoriedade e criando novas formas como os murais de Vhils ou os relevos em junk “grafitada” de Bordalo.

Publicidade