NOSI reforça infraestruturas e capacidade do sistema de governação electrónica em Cabo Verde

0

O Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI) está a reforçar as infraestruturas de computação e a capacidade do sistema de governação electrónica em Cabo Verde, com o objectivo de reduzir as “falhas no sistema”.

Em uma nota de imprensa o NOSI dá conta que neste momento acontece a instalação de mais equipamentos no Data Center.

Esta operação, de acordo com a instituição, vai aumentar significativamente a capacidade das infraestruturas que suportam o sistema, com consequências na melhoria da prestação de serviços públicos.

Os equipamentos foram adquiridos no âmbito da implementação do projeto e-Gov II, financiado pelo Governo da República Popular da China, que visa reforçar a capacidade de resposta e a conectividade da Rede de Telecomunicações Privativa do Estado.

Ultimamente têm-se verificado falhas recorrentes no sistema de governação electrónica no país que têm perturbado o funcionamento dos serviços públicos, com fortes reclamações por parte dos utentes.

Os cortes sistemáticos no fornecimento deram lugar a “desabafos” e piadas curtas como “sistema ka tem” (não há sistema), que foram motivo de manchetes nos órgãos de comunicação social e assunto de debate na Assembleia Nacional (Parlamento).

Segundo uma fonte do NOSI, neste momento o sistema já está estabilizado e perspectiva-se com a instalação desses novos equipamentos solucionar o problema na sua plenitude.

Publicidade