O caminho do investimento na Costa do Marfim

0

A Costa do Marfim é uma das economias mais dinâmicas da África Ocidental. Estamos em Abidjan para ver o caminho deste país rumo à ambição de integrar o clube dos países emergentes até 2020.

Os vários anos de turbulência política contrastam agora com o crescimento do PIB marfinense registado em 2016: 8%, segundo o Banco Mundial. O país aposta em setores como o das infraestruturas e em melhorar o acesso da população à eletricidade, à água e à rede rodoviária. O governo lançou no ano passado um Plano Nacional de Desenvolvimento que nos é explicado pelo primeiro-ministro, Amadou Gon Coulibaly.

“Este plano, que dura até 2020, está estimado em 60 mil milhões de dólares. O nosso objetivo é um financiamento do setor público na ordem dos 40%, de forma a apoiar tudo o que está ligado às infraestruturas. E, por outro lado, obter 60% do setor privado. Há também uma forte aposta no investimento no capital humano, tudo o que tem a ver com a educação e a formação profissional, e ainda no setor da saúde”, diz-nos.

Publicidade