O seu tipo de pele pode mudar?

0

Você sabe qual é o seu tipo de pele? Se você acha que é oleosa, mista, normal ou seca, saiba que ela pode mudar sem você se dar conta, ou simplesmente pode não ser do tipo que você sempre pensou que fosse. É que por mais que a maioria das brasileiras ache que tem a pele é oleosa por causa do calor, ou algumas pensem que o tipo de pele é seca porque a sentem repuxar um pouquinho, o tipo pode não ser exatamente um só e descobrir o tipo exato é essencial para conseguir resolver todos os contratempos que a sua pele do rosto tem. Confira o por quê!

POR QUE É IMPORTANTE SABER O SEU TIPO DE PELE? 

Entender qual é o seu tipo de pele é importante para você saber exatamente quais produtos ajudam a melhorar o aspecto e a tratar os principais probleminhas que te incomodam no rosto. Um sabonete facial ou loção de limpeza profunda pode cair bem para a pele oleosa, mas pode ressecar uma pele seca. Já um hidratante em forma de creme pode ser vantajoso para peles secas e normais, mas pode deixar a pele mista e a oleosa com sensação pegajosa. Mas sabendo dessa necessidade, é importante ficar atenta e entender que o tipo de sua pele pode mudar por diversos fatores, além de demonstrar mais de uma característica e ser, na verdade, mista: quem tem acne também pode ter áreas mais secas, enquanto quem tem pele seca também pode ter cravos de vez em quando.

POR QUE O TIPO DE PELE PODE MUDAR?

A pele do rosto pode mudar sua textura e aparência por vários fatores e um deles é por causa do clima: na primavera e no verão, o calor pode deixar a pele mais oleosa e com mais brilho, enquanto o frio do inverno pode deixá-la seca, com leve coceira ou descamações em algumas áreas. Outros fatores são questões hormonais, medicamentos – como anticoncepcionais, por exemplo – e questões emocionais, que podem alterar temporariamente a produção de glândulas sebáceas e mudar a textura da pele. Por isso, na hora de buscar por produtos, uma boa dica é basear-se pelos ativos e resultados que eles prometem, ao invés das categorias de pele.

COMO EU CONSIGO DESCOBRIR O TIPO EXATO DA MINHA PELE? 

A primeira dica é consultar um dermatologista, já que ele pode te ajudar a definir se a sua pele é mais oleosa do que mista ou mais mista do que seca, por exemplo. Isso já vai te ajudar a definir quais produtos vão ser mais vantajosos para a sua pele sem que eles camuflem outros problemas menos aparentes. Para te ajudar, você pode conferir as principais características de cada tipo:

Pele oleosa: nela, os poros são abertos e evidentes, e parece estar sempre gordurosa e com uma sensação “pegajosa” ao toque. Geralmente, esse tipo de pele apresenta cravos e espinhas com frequência.

Pele mista: é o tipo mais comum. Nela, há partes oleosas, secas e normais, como brilho excessivo ou acnes na zona “T”, que representa a testa, nariz e o queixo, enquanto as bochechas podem ser normais ou secas.

Pele seca: a pele seca tem uma aparência opaca e pode ser áspera ao toque por causa da falta de hidratação, que também pode criar coceira frequente. A pele seca também pode descamar em algumas áreas, como no contorno do nariz ou da boca, na testa e no maxilar.

Pele normal: a pele normal é lisa, sem poros aparentes e confortável ao toque. Ela também não apresenta oleosidade e nem ressecamento excessivos.

Publicidade