Realizadores de longas e curtas-metragens de todo o mundo já podem enviar os seus trabalhos de ficção, documentário ou animação para o Festival Global de Cinema sobre Migração.

As inscrições para o evento foram abertas pela Organização Internacional para as Migrações, OIM. O festival ocorre anualmente em dezembro em mais de 100 países e é a principal iniciativa cultural do mundo sobre o tema.

Oportunidade

A agência destaca que o festival é uma oportunidade de cineastas e cinéfilos do mundo todo apreciarem obras sobre migração de uma perspectiva educacional e de entretenimento, sejam histórias dramáticas, tristes ou engraçadas.

É nesse espírito que a OIM lançou o Festival Global de Cinema sobre Migração, em 2016, com apenas 30 filmes inscritos. No ano passado, o festival recebeu 784 submissões de diretores independentes de 98 países, o que tornou a iniciativa um fenômeno global do cinema.

Debates

A seleção oficial de 42 filmes em 2018 levou a 558 projeções em 104 países, atingindo a uma audiência de mais de 30 mil pessoas e inspirando diretores e amantes da sétima arte.

Debates após as projeções são incentivados e os organizadores de cada país participante podem realizar seus próprios eventos paralelos, promover premiações, entre outras iniciativas.

Inscrições e Seleção

Este ano, as inscrições de filmes estão abertas até 9 de agosto.  Para atender aos critérios de seleção, cada obra precisa abordar desafios e promessas da migração, assim como as muitas contribuições dos migrantes para suas comunidades de acolhida.

Tanto diretores estabelecidos como iniciantes podem fazer parte da iniciativa.

Um comitê internacional de profissionais determinará a seleção oficial em duas categorias. Na de longa-metragem, diretores trabalhando em todos os gêneros são convidados a inscrever suas obras que abordem a temática do festival, com no mínimo 41 minutos de duração.

Já para os filmes de curtas-metragens, os cineastas que trabalham em todos os gêneros são convidados a inscrever suas obras que abordem a temática do festival, com um total de 15 a 40 minutos de duração.

Apenas produções inscritas na plataforma do festival, a FilmFreeway, serão considerados.

Regras

  • Prazo

Filmes de todos os gêneros (ficção, documentário, animação etc) serão aceitos até sexta-feira, 9 de agosto de 2019.

  • Tema do festival

Todas as obras devem abordar os desafios e promessas da migração, assim como as contribuições únicas dos migrantes para suas comunidades de acolhida. Filmes que desafiem estereótipos e percepções negativas sobre os migrantes, e retratem ações positivas de acolhimento são encorajados a participar.

  • Idioma

Os filmes devem ser em inglês ou com legendas no idioma. As legendas são encorajadas, mesmo que os diálogos ocorram em inglês, para garantir a máxima compreensão por parte de um público global.

Produções em outras línguas são encorajadas a participar, mas precisam ter legendas em inglês.

  • Ano de produção

Filmes concluídos a partir de 1 de janeiro de 2016 podem ser inscritos.

  • Direitos

Filmes só podem ser inscritos por indivíduos com direitos legais para negociar o uso da obra.

  • Seleção de filmes

O festival informará os candidatos em meados de outubro se a obra inscrita foi selecionada.

Para cada filme selecionado, cada diretor(a) ou indivíduo responsável pela inscrição deve estar preparado (a) para fornecer imagens relevantes, trailer, biografia e foto do(a) diretor(a) e transcrição de legendas.

Filmes já inscritos em edições anteriores do festival não poderão participar.

Não há taxa de inscrição. Filmes produzidos com qualquer forma de apoio da OIM podem participar da competição, mas não poderão receber os prêmios em dinheiro.

Clique aqui para acessar o site oficial do festival.

Publicidade