Plataforma Cafuka realiza exposição colectiva “Energias” com a participação de oito artistas plásticos são-tomenses

0

Oito artistas santomenses integram a exposição colectiva “Energias”, realizada pela Plataforma Cafuka em parceria com Miranda & Associados, no Auditório da sua sede, sito na Av. Eng. Duarte Pacheco, 7, 1070-100 Lisboa.

A exposição é inaugurada no dia 12 de novembro de 2018, pelas 18h30, no auditório da Miranda & Associados. O evento artistico acontece no ambito da conferência internacional sobre o desenvolvimento em África.

M-Exhibition | ENERGIAS
A Plataforma Cafuka – Associação Cultural é uma organização sem fins lucrativos, constituída por um grupo de artistas santomenses que se uniram com a missão de projetar a arte e a cultura santomense.

Tendo como objetivo fundamental dinamizar e promover palcos de visibilidade artística de artistas santomenses a residir em Portugal e em São Tomé e Príncipe, a Plataforma Cafuka, através dos seus artistas na diáspora, pretende ser também uma voz ativa no debate sobre o futuro e o desenvolvimento económico e cultural de São Tomé e Príncipe.

Desafiada pela Miranda & Associados a participar no M-Forum e a conceber e organizar a M-Exhibition, a Plataforma Cafuka deu uma resposta curatorial sob o denominador “Energias”.

Para os artistas que fazem parte da Plataforma Cafuka, participar na M-Exhibition e no M-Forum é uma oportunidade para criar, mostrar, preservar e promover, registos plásticos que refletem o quotidiano de São Tomé e Príncipe.

O eixo central deste projeto é baseado na arte e o seu potencial, não apenas como meio de disseminar o conhecimento dos artistas, mas também como objeto de experiência e oportunidade para gerar uma rutura com o que é conhecido, com o objetivo de refletir sobre o potencial de desenvolvimento do país.

A Plataforma Cafuka entende ser fundamental a construção de pontes de intercâmbio artístico, através de dinâmicas e parcerias com vista à criação de estruturas que permitam ampliar a visibilidade dos artistas que integram esta associação.

Nesse sentido, a parceria com a Miranda & Associados, surge como palco privilegiado para dar voz aos artistas santomenses, contribuindo para o debate de questões fundamentais para a promoção do desenvolvimento das ilhas e do continente Africano em geral.

Publicidade