A exibição de filmes nas comunidades designado de Plateau Zona dá hoje o pontapé de saída da 6ª edição de PLATEAU – Festival Internacional de Cinema da Praia.

O Plateau Zona, que antecipa a abertura oficial do festival, previsto para o dia 20, decorre este ano nas localidades de Safende, São Martinho, São Tomé e Fonton com exibição dos filmes de animação, designadamente, “Vida Maria”, “Caminho dos Gigantes”, “O Menino e o Mundo”, “Filho Pródigo” (TIKAI) e “Até a China”.

Este ano, segundo o diretor da Cultura na Câmara Municipal da Praia, Ivan Santos, a expectativa é “grande” porque nas exibições nas comunidades há uma “boa adesão” do público e nesta edição acredita que “com certeza, não vão fugir a regra”.

A organização este ano apostou em filmes de animação para apresentar nos diferentes bairros, uma vez que, segundo explicou, a ideia é despertar a atenção de alguns curiosos que querem explorar este lado de fazer cinema de animação.

“São filmes de animação, ou seja, desenhos animados para um público jovem-adulto porque retratam as vivências sociais e também queremos despertar à curiosidade para essa técnica de fazer cinema de animação, desde um simples filme feito com plasticina até um desenho com lápis”, disse, avançado que ao longo da próxima semana vão ministrar um workshop para passar dicas e técnicas de animação.

A localidade de Safende, informou, é a primeira a receber, por volta das 19:00, uma sessão especial de filmes brasileiros “Anima BR” preparados pelo Centro Cultural do Brasil, que é parceria da câmara nesta edição.

De seguida será a vez da localidade de São Martinho receber o filme do actor Tikai (Filho Pródigo).

Para sábado, 16, estão previstas exibições dos filmes de “Anima Br” nos bairros de Fonton e de Filho Prodigo em São Tomé.

Informou ainda que quem não tiver oportunidade de ver as sessões nas respetivas comunidades podem ainda, na próxima semana, vê-lhos no Palácio da Cultura Ildo Lobo.

Depois das projeções nas comunidades, na próxima semana, o festival continua com exibição de 26 filmes em competição, a projeção de filmes infantis (Plateauzinho), seis ‘masterclasses’ com produtores e realizadores, quatro sessões especiais e debates.

A 6ª edição de PLATEAU – Festival Internacional de Cinema da Praia é realizado em parceria com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, a Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde e a produtora Txan Art, e tem como objetivo promover o cinema, os realizadores e produtores nacionais e internacionais.

Publicidade