Projecções apresentadas pelo INE, em Fevereiro do ano passado, davam conta que a população angolana tem crescido a uma média anual de mais de um milhão de pessoas.

A população angolana está projectada para este ano em 30.175.553 habitantes, informa uma nota do Instituto Nacional de Estatística (INE) a que o Jornal de Angola teve ontem acesso.

De acordo com o INE, os dados constam na Projecção da População Angolana para o período de 2014-2050, resultante do Recenseamento Geral da População e Habitação, realizado em 2014.

Projecções apresentadas pelo INE em Fevereiro do ano passado davam conta que a população angolana tem crescido a uma média anual de mais de um milhão de pessoas.

De acordo com dados do Censo Geral da População e Habitação realizado em 2014, Angola tem 28.4 milhões de habitantes e a taxa de fecundidade é de 6,2 filhos por mulher. A taxa é mais alta nas zonas rurais, chegando a atingir 8,2 filhos. O ministro da Economia e Planeamento, Pedro Luís da Fonseca, informou, em Outubro do ano passado, que as projecções mostram que, até 2022, Angola terá 33 milhões de habitantes.

Ao falar na cerimónia de apresentação do relatório sobre a Situação da População Mundial e Estudos Temáticos do Censo e as Tendências de Crescimento em Angola, Pedro Luís da Fonseca frisou que a crise financeira e económica registada na segunda metade de 2014 teve efeito negativo sobre a população, provocando o aumento do desemprego.

O ministro lembrou que os países com alta taxa de fecundidade e que não têm um crescimento económico dinâmico deparam-se com dificuldades em providenciar educação, assistência médica e social à população.

Publicidade