No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Chefe do Governo são-tomense, que não prestou declarações à imprensa, foi recebido pelo secretário de Estado da Cooperação, Domingos Vieira Lopes, em representação do ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto.

Jorge Bom Jesus, que realiza, este ano, a sua segunda visita de trabalho a Angola, será recebido, em audiência, pelo Presidente da República, João Lourenço. Na sua última visita, em Fevereiro, também foi recebido no Palácio Presidencial pelo estadista angolano, a quem manifestou o interesse em estabelecer “uma parceria estratégica com vantagens recíprocas e uma nova era de cooperação”.

Manteve ainda encontros separados com o ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, com a comunidade são-tomense residente em Luanda, e com empresários dos dois países.

Angola e São Tomé e Príncipe rubricaram, em 1995, um acordo de Protecção Recíproca de Investimentos, com vista à criação de condições favoráveis a estimular as iniciativas privadas e intensificar a cooperação económica entre os dois Estados.

Os dois países cooperam nos domínios político, diplomático e económico. São membros das comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Publicidade