O procurador-geral da República, Hélder Pitta Grós, e o homólogo da Suíça, Michael Lauber, analisaram quinta-feira, em Berna, questões ligadas aos processos criminais em curso.

O procurador-geral da Suíça, Michael Lauber, enfatizou o valor da acção coordenada entre as autoridades judiciais dos dois países na luta contra a corrupção internacional

O procurador-geral da República de Angola, Hélder Pitta Grós, e o homólogo da Suíça, Michael Lauber, analisaram quinta-feira questões ligadas à cooperação e operacionais relacionadas aos processos criminais em curso.

Segundo uma nota de imprensa da ProcuradoriaGeral da República (PGR), os procuradores reuniram no dia 12 do corrente mês, na cidade de Berna (Suíça), e discutiram os respectivos sistemas jurídicos, procedimentos de cumprimento da lei e o reforço da cooperação através de assistência jurídica mútua.

O procurador-geral suíço, Michael Lauber, enfatizou o valor da acção coordenada entre as autoridades dos dois países na luta contra a corrupção internacional.

As delegações dos dois países discutiram igualmente questões operacionais, com realce para os processos criminais em curso e pedidos de assistência mútua.

As discussões também se concentraram nos processos criminais abertos no final de Abril, por suspeição de lavagem de dinheiro em relação a possíveis infracções, envolvendo activos detidos pelo Banco Nacional de Angola (BNA) e Fundo Soberano Angolano.

Nestes processos, ainda em curso, inicialmente congelaram-se cerca de 210 milhões de dólares em activos. Entretanto, já foram descongelados 60 milhões de dólares detidos pelo Fundo Soberano Angolano.

Os fundos foram desbloqueados porque está descartado o seu uso por terceiros não autorizados. A reunião na Suíça ressalta a disposição dos dois países trabalharem juntos no combate à corrupção internacional.

O procurador-geral da República está na Suíça à frente de uma delegação que integra a directora nacional de Prevenção e Combate à Corrupção e a directora do Gabinete de Cooperação e Intercâmbio Internacional da PGR. A Procuradoria Geral da República (PGR) foi criada em 1978 e institucionalizada em 1979, à luz da lei 04/79, de 27 de Abril, com competências de gerir os interesses do Estado.

Publicidade