Em apenas 20 dias, o arquiteto Renato Mendonça transformou o quarto de 10 m² no cantinho do Bento. O bebé é o primeiro filho do casal Janaína e Fernando, que moram em Peruíbe, litoral de São Paulo. Inspirado pela paixão da família pela praia, Renato optou por trazer o tema para a decoração, marcada por uma paleta de cores azuis e por marcenaria com tons claros que remetem à areia.
O projeto foi pensado para acompanhar o crescimento de Bento. O tapete de algodão, sisal e chenille, materiais que evitam alergias, veio para que a família possa sentar no chão enquanto o pequeno aprende a engatinhar. “Conversei bastante com a Janaína, que além de minha cliente é minha prima, e descobri necessidades que nunca havia imaginado”, conta Renato. Para atender a essas demandas e garantir o conforto e o aconchego de Bento e de sua mamãe, Renato instalou uma tomada alta próxima ao berço para a babá eletrônica e posicionou um ponto de luz subtil que pudesse ficar aceso a noite toda.
A preocupação dos pais com a saúde do bebê e as especificidades de uma casa de praia – como humidade, bolor e areia – direcionaram a escolha dos revestimentos e acabamentos. O papel de parede escolhido é emborrachado, o que permite a fácil limpeza. Já a marcenaria foi toda executada com MDF Ultra, que possui maior resistência à humidade.
O destaque do projeto fica por conta da estante de nichos em formato de casinha. Além da presença lúdica, o móvel abriga o espaço de amamentação que futuramente será transformado em um cantinho para estudos com lousa. “O projeto pode ser resumido em acolhimento”, diz Renato, que ainda elege seu item favorito, o cavalhinho de balanço, que por coincidência tem as mesmas cores do projeto.



