“Há um potencial de crescimento e diversificação da estrutura do comércio entre a Rússia e Moçambique, queremos aumentar a proporção de mercadorias industriais”, afirmou Alexander Surikov.

O diplomata russo expressou o desejo de estreitamento dos laços comerciais com Moçambique, quando falava em conferência de imprensa sobre a cooperação bilateral e a aposta de Moscovo em estreitar os vínculos comerciais com África.

“A Rússia está a fazer esforços para reativar as relações económicas com Moçambique e, recentemente, tivemos certos avanços nesta esfera”, defendeu.

A dinâmica das trocas comerciais entre Moçambique e a Rússia tem sido positiva e em 2018 o comércio bilateral aumentou 25% em comparação com o ano anterior, totalizando quase 115 milhões de dólares (102 milhões de euros), declarou Alexander Surikov.

No primeiro trimestre do ano em curso, as trocas comerciais mais do que duplicaram, atingindo 24,3 milhões de dólares (21,6 milhões de euros) face aos 11,2 milhões de dólares (9,97 milhões d euros) do período homólogo do ano passado.

O embaixador da Rússia em Maputo destacou que um dos exemplos da aposta em Moçambique é o lançamento em julho passado do projeto de exploração de areias pesadas pela empresa russa Tazetta Resources, num investimento que vai atingir 100 milhões de dólares (89 milhões de euros), dos quais cinco milhões de dólares (4,4 milhões de euros) são destinados a projetos sociais.

O projeto está a ser aplicado na província da Zambézia, centro do país.

Em relação à cooperação com África, Alexander Surikov afirmou que Rússia está concentrada no reforço dos laços com o continente e vai realizar em outubro deste ano em Sochi, pela primeira vez, a Cimeira Rússia – África.

O evento vai contar com a presença de chefes de Estado, primeiros-ministros e ministros de mais de 40 países de África, bem como empresários de todos os países do continente.

“Esperamos que isto fomente ainda mais a nossa cooperação com o continente, tanto no âmbito político como na esfera económica”, afirmou Alexander Surikov.

Publicidade