Com os avanços tecnológicos há muitos aparelhos que ficam pelo caminho e se tornam obsoletos em pouco tempo. Por um lado, isso ajuda as empresas a ganharem mais dinheiro já que os seus clientes sentem-se cada vez mais pressionados em comprar em pouco tempo novos produtos, por outro ficam também com produtos mais avançados e eficientes.

O WhatsApp, como serviço de mensagens instantâneas cada vez mais amplo e completo que é, publica todos os anos a lista de terminais que continuam a ser compatível com a popular aplicação no próximo ano. Ou seja, há vários aparelhos que ficam pelo caminho. A culpa é do ritmo frenético de atualizações que o serviço tem sofrido, algo que aumentou desde que o Facebook passou a dominar a aplicação. Com cada nova atualização chegam novas funcionalidades.

De acordo com o Whatsapp, todos os telefones Android que usem a versão do sistema operativo 2.3.7 ou anterior, bem como os iPhone com iOS 7 e versões anteriores, ou o sistema Nokia S40 ficam de fora. A app também não vai funcionar com o Windows Phone 8.0 e em terminais que usam um BlackBerry OS ou Blackberry OS 10.

No caso do Nokia S40, os telemóveis com este sistema param de funcionar a 31 de dezembro deste ano. No entanto, no caso dos sistema Android e iOS envolvidos vão deixar de ter o Whatsapp a partir de 1 de fevereiro de 2020.

Dentro desta lista, no caso de Android estão telemóveis anteriores a 2011 e 2012, como o Samsung Galaxy S. Já no que diz respeito à Apple, é o iPhone 4 e os anteriores a ficarem de fora da lista de aparelhos compatíveis do WhatsApp.

Como saber o seu sistema operativo

Para saber que sistema operativo tem, pode ver nas definições do seu telefone. No caso do iPhone deve ir à opção Geral e depois, Informações. No caso de Android ou outros pode também encontrar nas definições, na opção Acerca do telefone a informação de software.

Se o seu telefone estiver na ‘lista negra’ para 2019 do WhatsApp e se não tiver hipótese de atualizar o sistema operativo por ter um dispositivo já com algum tempo, ou compra um novo telemóvel ou usa aplicações alternativas de mensagens instantâneas disponíveis na sua loja.

Publicidade