São Tomé e Príncipe acolhe XI Edição dos Jogos da CPLP em julho de 2018

0

São Tomé e Príncipe vai acolher entre os dias 17 e 22 de julho de 2018, os XI Jogos Juvenis da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, informou hoje, à Agência STP-Press, o ministro São-tomense da Juventude e Desportos.

De acordo com Marcelino Sanches, vulgo Chalino, o Governo pretende com esses jogos, com cunho fortemente cultural, integrar e reforçar amizade e unidade entre os jovens dos Estados membros.

Segundo ainda este responsável, antes do arranque dos jogos, os ministros da Juventude e Desportos da CPLP reunir-se-ão na cidade de São Tomé, entre os dias 14 e 15, para ultimarem a realização do certame que vai reunir cerca de 700 jovens de todos os Estados membros da CPLP.

Os jovens cuja idade variam de 16 a 17 anos vão disputar cinco modalidades desportivas a saber, futebol, basquetebol, atletismo, atletismo adaptado, andebol, voleibol e taekwondo.

Os Jogos da CPLP são um evento multidesportivo que envolve todos os membros da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Primeira edição foi realizada em Portugal em 1992 e a última foi realizada em julho de 2016, em Cabo Verde.

São Tomé e Príncipe conquistou em Cabo Verde, sete medalhas, das quais seis de prata e uma de bronze.

Portugal recorde-se, é o país que colonizou, à excepção da Guiné Equatorial (Espanha), todos os Estados membros da CPLP.

A CPLP constitui hoje, mais de 250 milhões de pessoas, existentes em três continentes, designadamente: África (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, e São Tomé e Príncipe), Europa (Portugal), América (Brasil), e Asia (Timor Leste).

Publicidade