São Tomé e Príncipe: Instituto Ricardo Jorge de Portugal realiza formação em transporte de substâncias infeciosas

0

Duas especialistas da Unidade de Resposta a Emergências e Biopreparação (UREB) do Departamento de Doenças Infeciosas do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge  estiveram, entre os dias 21 e 24 de novembro, em São Tomé e Príncipe para dar formação na área do transporte de substâncias infeciosas. Financiada pela OMS, a iniciativa visa assegurar aos profissionais de saúde do Laboratório do Hospital Central Dr. Ayres de Menezes as competências necessárias para o envio destas amostras.

O convite para esta ação formativa, que foi assegurada pelas investigadoras Ana Pelerito e Isabel Lopes de Carvalho, surge no seguimento da colaboração existente, desde 2014, entre o Laboratório do Hospital Central Dr. Ayres de Menezes e a UREB, no âmbito do surto do vírus Ébola. O curso lecionado foi desenvolvido de acordo com o modelo da Organização Mundial da Saúde, dividido em módulos direcionados à classificação, documentação, marcação, rotulagem e embalagem de substâncias infeciosas, assim como à preparação de envios que requeiram o uso de gelo seco.

Os participantes tiveram também a oportunidade de praticar a embalagem e o preenchimento da documentação para o embarque. Os formandos que concluíram com aproveitamento a formação “Transporte de Substâncias Infeciosas” receberam um certificado válido durante dois anos, período após o qual terá de ser renovado através de uma atualização via internet.

O transporte de substâncias infeciosas é estritamente regulado por normas da Organização das Nações Unidas e exige que os remetentes tenham uma formação adequada. Responsável pela coordenação da resposta laboratorial especializada, rápida e integrada em situações de casos e surtos e que possam constituir um risco para a Saúde Pública, a UREB realiza, desde 2011, formações na área da Biossegurança e Transporte de Substâncias Infeciosas tanto a nível nacional como em países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Publicidade