União Europeia: A Região da Catalunha reclama independência

0

A Interlusófona acompanhou o início da concentração dos catalães na praça de Espanha, em Barcelona, com o intuito de reclamar a independência da nação catalã. A manifestação tem sido pacífica, apesar de ser notável uma forte presença policial.

O fervor independentista é bastante forte, sobretudo na cidade de Barcelona, onde se concentra a maior parte das manifestações pró-independentistas. Catalunha reúne todas as condições necessárias para ser um país independente. Daí que o braço de ferro com o governo central espanhol já está instalado e parece estar para ficar. O governo central tem passado a informação que a consulta popular, para além de ser inconstitucional, está a ser assegurada por hackers russos. É evidente o esforço despendido pelo governo central com o intuito de desacreditar todo esse processo.

Pelo que pudemos observar, os catalãs continuarão a exigir a independência da Catalunha a não ser que a União Europeia tome iniciativas reformistas urgentes. Teme-se o efeito dominó e por essa razão vários políticos europeus, tais como o presidente francês Emmanuel Macron e a Chanceler alemã Angela Merkel, já se posicionaram a favor de profundas reformas.

Publicidade