Empreendedores e investidores procuram negócios e oportunidades ligados à inovação e tecnologia. Entre os oradores convidados desta edição está Edward Snowden, ex-analista informático e que denunciou o caso de vigilância internacional por parte da agência norte-americana NSA. Vai participar em direto a partir da Rússia, numa transmissão via satélite.

A mensagem que vai passar é a que tem defendido nos últimos anos, “Se querem derrotar o terrorismo, se querem acabar com o radicalismo, não o escondam nas trevas, exponham-no à luz e no placo mundial, mostrem ás pessoas por que é errado”.

Também Margrethe Vestager, Comissária Europeia da Concorrência e o maior pesadelo das gigantes tecnológicas pelas elevadas multas que lhes tem aplicado nos últimos anos, vai voltar ao palco central da Web Summit e relembrar o que orienta a União Europeia em relação à concorrência, “Os nossos valores são muito simples. Quem tem sucesso no mercado, deve ser porque tem o melhor produto e porque agrada aos seus clientes. E não por ir por atalhos, ter perdões fiscais ou por não informar as autoridades sobre como as coisas são realmente”.

As empresas tecnológicas estão preocupadas com os efeitos do Brexit e por isso nomes como o de Michel Barnier, negociador chefe do Brexit por parte da União Europeia e Tony Blair, ex-primeiro-ministro do Reino Unido, vão partilhar a visão que têm sobre o tema.

Bernier entende que “a cláusula de salvaguarda tal como está no acordo de saída, é o melhor resultado destas negociações extremamente intensas, levadas a cabo há anos por nós com o Reino Unido e nunca contra o Reino Unido”.

Já Tony Balir acha que “se de facto acabarmos por sair da União Europeia com um Brexit sem acordo, do género desejado por Farage e Boris Johnson, também teremos uma revolução silenciosa neste país, haverá gente com uma opinião tão forte sobre isto – e digo-o aos dois partidos principais – que irão varrê-los”.

Mas a web Summit não se faz só de opiniões políticas, tem também nomes ligados ao desporto, como os futebolistas Eric Cantona e Ronaldinho entre os mais de mil e quinhentos oradores convidados.

Para as startups este é o momento certo para encontrar o investidor à medida.

Publicidade